12 Fev. |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 Fev. |
|
Ademar Aguiar é docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores (DEEC), desde 1994, e investigador na área de Engenharia de Software, no INESC Porto, desde 1989.
Os seus interesses de investigação são na área de reutilização de software, concretamente em frameworks orientadas por objectos, design patterns, processos de desenvolvimento (principalmente ágeis), e ferramentas de apoio ao desenvolvimento baseado em reutilização de software.
Actualmente tem em desenvolvimento uma abordagem minimalista para documentação de frameworks inspirada na teoria de instrução minimalista e suportada por uma infraestrutura de documentação apelidada de XSDoc.
Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.Ingressou na Portugal Telecom Inovação em Março de 2003 onde integra desde essa altura um projecto de Disaster Recovery para plataformas de redes inteligentes (NGIN).
Carlos Ângelo Pereira, é Engenheiro de Software colaborando com a EFACEC Sistemas de Electrónica (http://www.efacec.pt) no desenvolvimento de sistemas suportados por tecnologias orientada aos objectos.
Possui os graus de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP.
Desde há 5 anos que possui interesse por XML por suas tecnologias relacionadas. Pode ser contactado em capereira@se.efacec.pt
É Professora Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, desde 1994 e é Investigadora do Inesc-Porto desde 1985.
Obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela FEUP em 1981, o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST em 1985 e o doutoramento em Informática pela FCT-UNL em 1994.
Lecciona disciplinas de licenciatura e de mestrado nas áreas da Lógica, da Programação e Algoritmos e da Recuperação de Informação. Tem participado em projectos de investigação nas áreas do Racioncínio Temporal, da Programação com Restrições, das Bases de Dados Multimédia e da Recuperação de Informação.
Foi responsável por actividades de extensão universitário envolvendo projecto e implementação de sistemas de informação.
Orientou e orienta correntemente dissertações de Mestrado e de Doutoramento no domínio da sua investigação.
Nascido em Julho de 1970, frequentou o Curso de Eng.. Electrónica e Telecomunicações da Universidade Técnica de Lisboa Desde 1996 que é administrador da ViaTecla S.A. Tendo sido um dos sócios fundadores.
Gabriel David (nascido em Lisboa, 1958) concluiu o doutoramento em Informática, ramo de Inteligência Artificial, na Universidade Nova de Lisboa, em 1994.
É actualmente Professor Associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde faz parte das comissões de coordenação da Licenciatura em Ciência da Informação e do Mestrado em Gestão de Informação e dirige a equipa de desenvolvimento do SiFEUP (Sistema de Informação da FEUP). É investigador do INESC desde 1985.
Os seus principais interesses de investigação são os sistemas de informação, bases de dados e gestão de informação. Foi o responsável do projecto FCT MetaMedia sobre arquivos multimedia.
Giovani Rubert Librelotto, aluno de Doutoramento em Informática na Universidade do Minho, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - BR) e Licenciado em Informática, pela Universidade de Cruz Alta (Cruz Alta - BR), é brasileiro e desde outubro de 2001 está sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Rangel Henriques, e a co-orientação do Prof. Dr. José Carlos Ramalho, na área de Especificação e Processamento de Linguagens.
Trabalha com XML há pouco mais de dois anos, porém, em seu currículo, tem 9 artigos relacionados com XML publicados em conferências e revistas internacionais, onde 2 destes renderam o prêmio de Best Paper, e outros 4 artigos em conferências nacionais.
Seu doutoramento é full-time, portanto pode ser encontrado diariamente na Universidade do Minho, no Departamento de Informática.
Greg Badros earned his bachelors degree in Mathematics and Computer Science from Duke University and his masters and doctoral degrees in Computer Science and Engineering from the University of Washington in Seattle.
Since age 14, Greg has over a dozen research and trade publications and has spoken at numerous conferences internationally.
His research interests include software engineering, declarative representations and constraint satisfaction, distributed systems, and programming language design and implementation.
In his free time, he enjoys tennis, skiing, and rollerblading.
Currently, Greg is a member of the Systems Lab at Google Inc.
Helder Ferreira é investigador no Laboratório de Processamento da Fala da FEUP desde 2000, dedicando-se à àrea da sintese da fala, sistemas de informação, multimédia e acessibilidade, onde é autor de diversas publicações nacionais e internacionais.
Concluiu o curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores em 2003 na FEUP e frequenta actualmente o Mestrado de Engenharia Informática na mesma faculdade.
João Correia Lopes é Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Departamento de Engenharia Electrotecnica e de Computadores, Secção de Informática e investigador no Inesc Porto.
Obteve Doutoramento em Ciência de Computadores na Universidade de Glasgow em Junho de 1997 e Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade do Porto em 1984.
Os seus principais interesses de investigação são os Sistemas de Informação Distribuídos e tecnologias associadas: Linguagens Persistentes Ortogonais, Tecnologia de Bases de Dados, Orientação por Objectos, Interoperabilidade e XML, Middleware.
Licenciado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Realizou um estágio no INESC Porto, na área dos Sistemas de Informação Geográfica para dispositivos móveis.
Actualmente é investigador no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa.
Fanático de Perl, trabalha todos os dias com Data Warehousing, Business Inteligence, Sistemas de Suporte à Decisão, etc. Sonho: poder usar Perl a toda a hora.
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática (UM), terminou o seu doutoramento em 2000 sobre a temática da semântica da anotação de documentos.
É consultor de entidades públicas e privadas na área de desenvolvimento de aplicações baseadas em XML e tecnologias associadas, área em que geriu e gere algumas dezenas de projectos de desenvolvimento.
Esta área tem sido o foco da sua investigação retratada nas várias publicações e apresentações em conferências e revistas científicas desde 1995.
A sua actividade pedagógica tem particular incidência no desenvolvimento de processadores de linguagens e no desenvolvimento de linguagens de anotação XML.
Neste momento, é o responsável por um curso de XML com diferentes concretizações: licenciaturas em informática, pós-graduações em informática, licenciaturas em letras e cursos de formação contínua.
Estes cursos são suportados por um livro de que é autor e que foi seleccionado por várias universidades portuguesas e brasileiras como bibliografia recomendada para a área do XML.
José Paulo Leal é licenciado em Matemática Aplicada e doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde é docente desde 1987, sendo actualmente professor auxiliar.
Os seus interesses de investigação têm estado relacionadas com a web, focando particularmente as aplicações web, e mais recentemente também pelas tecnologias XML.
Este interesse tem-se manifestado também na actividade pedagógica, tendo leccionado várias disciplinas de licenciatura e mestrado, bem como orientado teses de mestrado sobre estes assuntos.
Chamo-me Márcio Ferreira, tenho 23 anos e frequento, em fase terminal o curso de Matemática e ciências da computação na Universidade do Minho.
Neste momento encontro-me a realizar estágio curricular na empresa Telbit, Tecnologias da informação (situada em Aveiro), em colaboração com a PTInovação.
Docente do ISVOUGA - Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga e licenciado em Informática de Gestão pela mesma instituição.
Desde 1999, é responsável pelo Departamento de Sistemas de Informação da IDEPA - Indústria de Passamanarias, Lda.
Frequenta, actualmente, o curso de Mestrado de Engenharia Informática da FEUP.
José Miguel Araújo Ferreira, nascido a 9 de Junho 1979, é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática.
Nos últimos anos trabalhou na Philips Research e no Arquivo Distrital do Porto.
Presentemente trabalha como investigador no Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho.
Pedro Rangel Henriques licenciou-se na FEUP em Engenharia Electrotécnica, sendo Doutorado pela Universidade do Minho em Linguagens Formais e Gramáticas de Atributos, onde é docente/investigador desde 1981 e onde coordena o grupo de Processamento e Especificação de Linguagens.
Exerce actividades pedagógicas e de investigação na área da Programação (paradigmas, formalismos de especificação e linguagens), com particular incidência no desenvolvimento de Processadores de Linguagens e de Documentos Anotados.
As principais áreas de interesse, onde tem orientado variadas teses de doutoramento e mestrado e inúmeros projectos de fim de curso e estágio, são: "aplicação da abordagem gramatical à resolução de problemas"; e "utilização de tecnologias de análise semântica e tradução a problemas de domínios diversos -- processamento de documentos, recuperação de informação, análise de dados e data mining, sistemas baseados em localização geográfica, etc.".
Pedro Luís Seabra Nascido em Junho de 1969, frequentou o curso de Eng. Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Desde 1996 que é administrador da ViaTecla S.A. Tendo sido um dos sócios fundadores.
Sérgio Sobral Nunes nasceu em 1976, no Porto, licenciou-se em Engenharia Informática e Computação na FEUP, em 1999, e está actualmente a frequentar o Mestrado em Gestão de Informação da FEUP, desenvolvendo uma dissertação com o tema "Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários".
Desde 2001 é Assistente Estagiário no curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
Tem interesse em sistemas distribuídos, tecnologias Web, sistemas de gestão de conteúdos e gestão e recuperação de informação.