XATA2006 — Lista de Autores
A. Augusto de Sousa é Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia
Electrotécnica e de Computadores da FEUP-Faculdade de Engenharia da
Universidade do Porto e investigador no INESC Porto. Tendo obtido o grau de
Doutoramento em 1996, na área da Síntese de Imagem com Arquitecturas
Paralelas, foi Coordenador Responsável da Unidade de Sistemas de Informação
e Computação Gráfica do INESC Porto, de 1998 a 2000, onde tem desenvolvido e
orientado trabalho de investigação, principalmente nas áreas da Síntese de
Imagem e de Realidade Virtual. Foi ainda membro da Direcção do Curso de
Jornalismo e Ciências da Comunicação desde Abril de 2000 até Outubro de
2003.
Tem leccionado inúmeras disciplinas, das quais se destacam várias na área da
Computação Gráfica. Tem participado em várias organizações de conferências,
nacionais e internacionais, nas áreas da Computação Gráfica e da Computação
Paralela, como membro da Comissão de Organização e da Comissão de Programa,
tendo assumido várias vezes a responsabilidade das respectivas comissões.
Licenciado em Matemática e Ciências da Computação na Universidade do Minho e realizou mestrado na área de processamento de linguagem natural nesta mesma instituição. Actualmente é aluno de doutoramento do Departamento de Informática da Universidade do Minho na área da tradução automática.
Alda Lopes Gançarski terminou a sua tese em informática subordinada ao tema "Um modelo interactivo de recuperação de informação de documentos estruturados especificado por gramáticas de atributos". A tese foi desenvolvida no laboratório de informática LIP6 da universidade Pierre et Marie Curie Paris 6 em Paris.
Alexandre Carvalho é assistente na FEUP desde 2005 e investigador no INESC Porto desde 1996, tendo assumido funções de responsável de projectos em Sistemas de Informação Geográfica desde Janeiro de 2001.
Licenciou-se em Engenharia Informática pelo ISEP, em 1996, e concluiu o mestrado em Engenharia Electrotecnica e de Computadores, pela FEUP, em 2001, sendo actualmente estudante no Programa de Doutoramento em Engenharia Electrotecnica e de Computadores, sob a orientação do Prof. Augusto Sousa (FEUP/INESC Porto).
Ana Alice Baptista é professora auxiliar no Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Universidade do Minho, Portugal, desde Junho de 2003.
O seu trabalho de investigação tem-se focado principalmente na sociedade do conhecimento. Durante os últimos anos tem estudado o problema do acesso e recuperação da informação e tem concentrado os seus esforços no estudo e utilização de algumas tecnologias normalizadas ou bastante conhecidas e utilizadas em todo o mundo no âmbito da Web Semântica, tais como o Dublin Core e RDF.
Foi coordenadora científica pela Universidade do Minho do projecto Europeu OmniPaper (IST-2001-32174). Neste projecto, entre outras tarefas, a equipa da Universidade do Minho foi responsável pela arquitectura e construção da base de metadados (WP2) e do nível global de navegação semântica utilizando ontologias (WP3).
Esteve também envolvida na implementação do repositóriUM (https://repositorium.sdum.uminho.pt/), na realização de estudos com ele relacionados, é responsável pelo sistema Papadocs (http://papadocs.dsi.uminho.pt) e pelos add-ons para ele desenvolvidos no DSI.
António Fernando Coelho é Assistente da Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro, desde 1996.
Encontra-se actualmente a concluir o seu doutoramento, intitulado "Modelação
Expedita de Cenas Tridimensionais para Realidade Virtual" sob a supervisão
do Prof. Fernando Nunes Ferreira (FEUP) e do Prof. António Augusto de Sousa
(FEUP / INESC Porto).
As suas principais áreas de investigação são a Computação Gráfica e os
Sistemas Geoespaciais. É investigador do Centro de Estudos Tecnológicos do
Ambiente e da Vida (CETAV, Vila Real, Portugal) e pertence à equipa do
projecto de investigação "3D4LBMS - Modelação Tridimensional de Ambientes
Virtuais Urbanos para Serviços Móveis Baseados na Localização".
Artur Rocha é investigador no INESC Porto desde 1998, tendo assumido funções de responsável pela área de Sistemas de Informação Geográfica desde Janeiro de 2001.
É docente no ISMAI, leccionando diversas disciplinas de Informática nos cursos de Tecnologias de Comunicação Multimédia e Gestão de Recursos Humanos.
Iniciou a sua actividade de investigação no CERN (European Laboratory for High Energy Physics), em Outubro de 1996 onde se manteve até Dezembro de 1997, como membro associado do Web Office - IT Division.
Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP em 1996, sendo actualmente estudante no Programa de Doutoramento em Engenharia Informática (ProDEI), sob a orientação do Prof. Ademar Aguiar (FEUP/INESC Porto).
Bruno Oliveira é aluno do curso de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, tendo como áreas de especialização Programação e Sistemas de Informação e Inteligência Artificial. É estagiário do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC ID Lisboa, onde tem colaborado no desenvolvimento de ferramentas de suporte para gestão e utilização de recursos linguísticos de grande escala.
Carlos Pona é aluno do curso de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, tendo como áreas de especialização Inteligência Artificial e Aplicações e Sistemas Distribuídos. É estagiário do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC ID Lisboa, onde tem colaborado no desenvolvimento de ferramentas de suporte para gestão e utilização de recursos linguísticos de grande escala.
É Professora Auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do
Porto, no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de
Computadores, desde 1994 e é Investigadora do Inesc-Porto desde 1985.
Obteve a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica pela FEUP em 1981,
o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo IST em
1985 e o doutoramento em Informática pela FCT-UNL em 1994.
Lecciona disciplinas de licenciatura e de mestrado nas áreas da
Lógica, da Programação e Algoritmos e da Recuperação de Informação.
Tem participado em projectos de investigação nas áreas do Raciocínio
Temporal, da Programação com Restrições, das Bases de Dados
Multimédia e da Recuperação de Informação.
Foi responsável por actividades de extensão universitária envolvendo projecto e
implementação de sistemas de informação.
Orientou e orienta correntemente dissertações de Mestrado e de Doutoramento no domínio
da sua investigação.
David Martins de Matos é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática, do Instituto Superior Técnico e investigador do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC ID Lisboa, onde desenvolve trabalho na área do processamento semântico de língua natural, geração automática de língua natural e criação e gestão de recursos linguísticos de grande escala.
Filipe Manuel Azevedo Marinho obteve a licenciatura em Engenharia de Informática e Computação em 2005 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e ocupa o cargo de Analista/Programador na EFACEC Engenharia.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações, concluiu a parte escolar do Mestrado em Redes e Serviços de Comunicação e encontra-se a terminar a respectiva tese de Mestrado. Desde de 2004 que trabalha na Unidade de Sistemas de Informação do Instituto Politécnico do Porto.
João Moura Pires obteve o seu PHD em 2000 pela Universidade Nova de Lisboa em sistemas de restrições difusas. É desde 2000 Prof. Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e Investigador do Centro de Investigação CENTRIA (Centro de Inteligência Artificial). Os seus interesses actuais são na áreas de Sistemas de Informação, Data Warehouse e OLAP, Integração de GIS e OLAP, Metadados, XML, Data Mining. [Mais informações em: http://centria.di.fct.unl.pt/~jmp/]
Actualmente é assistente convidado no Departamento de Engenharia
Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da
Universidade do Porto (FEUP) e Sócio-Gerente da Serprest, Prestação de
Serviços em Telecomunicações, Lda.
Anteriormente e por ordem cronológica inversa, foi Director Técnico na
Novis e na Sonae Redes de Dados, assistente no DEEC/FEUP e investigador
no INESC Porto.
É licenciado e mestrado em Engenharia Electrotécnica e
de Computadores pela FEUP.
Actualmente Joost Visser é investigador pós-doc no Departamento de Informática da Universidade do Minho, no qual trabalha na área de Program Understanding e Reverse Engineering. Anteriormente obteve o grau de doutoramento por trabalho realizado no CWI, Amsterdam, no tema de Generic Traversal, e trabalhou como senior consultant no Software Improvement Group, Amsterdam.
Jorge Cardoso joined the University of Madeira (Portugal) in March 2003. He previously gave lectures at University of Georgia (USA) and at the Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Dr. Cardoso received his Ph.D. in Computer Science from the University of Georgia in 2002. In 1999, he worked at the Boeing Company on enterprise application integration. Dr. Cardoso was the co-organizer and co-chair of the First and Second International Workshop on Semantic and Dynamic Web Processes. He has published over 50 refereed papers in the areas of workflow management systems, semantic Web, and related fields.
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática (UM), terminou o seu doutoramento em 2000 sobre a temática da semântica da anotação de documentos.
É consultor de entidades públicas e privadas na área de desenvolvimento de aplicações baseadas em XML e tecnologias associadas, área em que geriu e gere algumas dezenas de projectos de desenvolvimento.
Esta área tem sido o foco da sua investigação retratada nas várias publicações e
apresentações em conferências e revistas científicas desde 1995.
A sua actividade pedagógica tem particular incidência no desenvolvimento de processadores de linguagens e no desenvolvimento de linguagens de anotação XML.
José Paulo Leal é licenciado em Matemática Aplicada e doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde é docente desde 1987, sendo actualmente professor auxiliar.
Os seus interesses de investigação têm estado relacionadas com a web, focando particularmente as aplicações web, e mais recentemente também pelas tecnologias XML.
Este interesse tem-se manifestado também na actividade pedagógica, tendo leccionado várias disciplinas de licenciatura e mestrado, bem como orientado teses de mestrado sobre estes assuntos.
Manuel Gomes é bolseiro no INESC Porto desde 2004, onde tem colaborado no
projecto de investigação "3D4LBMS - Modelação Tridimensional de Ambientes
Virtuais Urbanos para Serviços Móveis Baseados na Localização".
Licenciou-se em Engenharia Informática no IspGaya em 2003, sendo
actualmente aluno do Mestrado em Engenharia Informática na FEUP.
Marcos Aurélio Domingues é licenciado em Ciência de Computadores pela
Universidade Federal de Lavras (Brazil), pós-graduado em Administração em
Redes Linux pela Universidade Federal de Lavras (Brazil) e mestre em Ciência
de Computadores e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo
(Brazil).
Atualmente é assistente de pesquisa do LIACC — Laboratório de
Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto.
Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pela Universidade de Aveiro em 1998, concluiu o mestrado em Informática na Universidade do Minho com dissertação subordinada ao tema "Validação Semântica em Documentos XML" em 2002.
Desde 1999 funcionária do ITIJ (Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça), Ministério da Justiça, onde exerce funções no Departamento de Sistemas de Informação.
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador estagiário na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 ingressou a equipa responsável pelo projecto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto, um projecto pioneiro em Portugal, assente na migração e normalização de auxiliares de pesquisa, bem como, no desenvolvimento de software de descrição arquivística. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais tendo desenvolvido diversos add-ons para a plataforma DSpace. Em 2005 iniciou o seu plano de trabalhos como aluno de doutoramento no domínio da Preservação Digital. Presentemente, coordena diversos projectos de I&D na área dos Arquivos Digitais.
Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) em 2005.
Frequenta actualmente o Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico.
É membro do Centro de Cálculo do ISEL e desempenha as funções de Encarregado de Trabalhos no Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores do ISEL.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica - Electrónica e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) em 2002.
Trabalha na Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) como administrador de sistemas.
É aluno do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores, perfil de sistemas de Decisão e Controlo que decorre no Instituto Superior de Engenharia do Porto, sob supervisão do Instituto Superior Técnico, tendo concluído a parte lectiva. Encontra-se actualmente a desenvolver o trabalho de dissertação.
Nuno Viana é Mestre em Inteligência Artificial Aplicada (2006) e Licenciado em Engenharia Informática (2001) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2001 que desenvolve a sua actividade profissional no sector aeroespacial, através de projectos para a Agência Espacial Europeia (ESA), sendo actualmente "Senior Project Engineer" na Deimos Engenharia e anteriormente (2001-2005) investigador convidado no grupo de investigação CA3 no Uninova/CRI. Os seus interesses são: Tecnologias XML, Arquitecturas de Processamento de Dados, Data Mining, Sistemas de Suporte à Decisão. [Mais informações em: http://www.uninova.pt/~nv]
Professor Assistente de 2º Triénio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Doutorado (Ph.D) in Computer Systems and Information Technology (WU), MBA (UFP) e BSc in Computer Sciences (ACCIS). Investigador, Consultor, Analista e Programador de Software desde 1989, com diversos sistemas desenvolvidos para o mercado. Conta com várias certificações internacionais (Alias, Game Institute, Microsoft, Borland). É o actual Coordenador de vários projectos de I&D em Project Management, Game Development e Digital Animation. Fundador e actual Presidente da "APROJE - Associação de Produtores de Jogos Electrónicos".
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores (FEUP) e a realizar tese no âmbito do Mestrado em Redes e Serviços de Comunicação (FEUP). Actualmente é docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo nas áreas de Redes e Telecomunicações.
Pedro Rangel Henriques licenciou-se na FEUP em Engenharia Electrotécnica, sendo Doutorado pela Universidade do Minho em Linguagens Formais e Gramáticas de Atributos, onde é docente/investigador desde 1981 e onde coordena o grupo de Processamento e Especificação de Linguagens.
Exerce actividades pedagógicas e de investigação na área da Programação (paradigmas, formalismos de especificação e linguagens), com particular incidência no desenvolvimento de Processadores de Linguagens e de Documentos Anotados.
As principais áreas de interesse, onde tem orientado variadas teses de doutoramento e mestrado e inúmeros projectos de fim de curso e estágio, são: "aplicação da abordagem gramatical à resolução de problemas"; e "utilização de tecnologias de análise semântica e tradução a problemas de domínios diversos -- processamento de documentos, recuperação de informação, análise de dados e data mining, sistemas baseados em localização geográfica, etc.".
Miguel Filipe Leitão Pardal é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST) e tem formação complementar em Consultoria e Formação Pedagógica. Acumula dois anos de experiência em consultoria em Banca e Seguros, juntamente com quatro anos de experiência em investigação e ensino universitário no IST. Actualmente está a realizar uma tese de mestrado sobre segurança de Web Services em aplicações de negócio electrónico.
Ricardo Ribeiro é Assistente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, e investigador do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC ID Lisboa, onde desenvolve trabalho na área de análise computacional do discurso, sumarização automática e criação e gestão de recursos linguísticos de grande escala. Encontra-se a realizar o curso de Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações, e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Actualmente é Assistente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração, no Instituto Politécnico do Porto (IPP), onde coordena o Centro de Informática e foi responsável por vários projectos. Recentemente o Projecto Secretaria On-Line foi alargado às restantes escolas do IPP, e está como coordenador do projecto. Foi responsável pelo desenvolvimento de várias aplicações de software. As principais áreas de interesse são os paradigmas de desenvolvimento de software para a Web.
Licenciado e pós-graduado em Informática pela Faculdade de Ciências da
Universidade de Lisboa.
Presentemente a terminar Mestrado em Informática no mesmo estabelecimento de ensino.
Investigador Júnior no LaSIGE - Laboratório para Sistemas de Informação
de Grande Escala, no grupo HCIM - Human-Computer Interaction and
Multimedia, a desenvolver trabalho nas áreas das arquitecturas de
processamento de hipermédia/multimédia.
Invited Expert no XML Processing Model Working Group do World Wide Web
Consortium, a desenvolver normas para processamento de XML.
Licenciado em Engª de Sistemas e Computação pela Universidade do Algarve em 2003.
Desde Janeiro de 2004 participa como bolseiro de investigação no projecto
CHIADO (Compilação de Algoritmos de Alto Nível para Sistemas Computacionais
Reconfiguráveis) na Universidade do Algarve.
Frequenta ainda o 2º ano do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de
Computadores no Instituto Superior Técnico.