Adaptabilidade Web no SOM
Pedro Silva (FCUP, Universidade do Porto)
José Paulo Leal (DCC-FC & LIACC, Universidade do Porto)
Abstract:
Neste artigo é descrita uma metodologia desenvolvida no âmbito do projecto Site-O-Matic (SOM) para introdução de adaptabilidade em sítios da internet. Esta baseia-se numa framework, com uma arquitectura orientada a serviços, constituída por um conjunto de módulos heterogéneos e que trocam entre si mensagens XML através de um broker.
A troca de mensagens recorre às tecnologias Web Services e XMLHttpRequest. Esta última é usada na comunicação com navegadores, sendo os Web Services usados para os restantes módulos. As mensagens trocadas representam uma linguagem de adaptabilidade onde se encontram os dados necessários aos diferentes passos da adaptação.
Neste artigo são focados diferentes aspectos da utilização das tecnologias XML na implementação da framework, incluindo: o desenho da linguagem de adaptação; a utilização de Ajax para construção e envio de mensagens e a sua conversão em HTML; a implementação de serviços web de manipulação de mensagens; a parametrização de módulos de adaptação. É também apresentado um exemplo de aplicação da metodologia proposta e é avaliado o impacto da sua utilização.
Keywords:
Web Services, Arquitecturas e Casos Práticos, Aplicações de XML