Modelação de Workflows com UML e Ferramentas Declarativas
Rui Gamito (LNEC)
Luís Arriaga Cunha (LNEC)
Salvador Abreu (Universidade de Évora)

Abstract:
A linguagem UML é actualmente uma ferramenta largamente disseminada para a modelação de sistemas de informação. No entanto, entre a esquematização conceptual de um sistema e a sua implementação existe um passo crucial de transformação que nos propomos melhorar. Este artigo apresenta trabalho para o desenvolvimento de um sistema de geração de sistemas aplicacionais, directamente baseados na especificação UML de diagramas de actividade (geração de workflows) e diagramas de classe (geração de bases de dados).
A transposição entre a modelação e a implementação é feita através do XMI gerado por uma ferramenta de modelação UML, servindo de base para a geração do sistema final. Por sua vez, este último suporta-se num backend implementado na linguagem de Programação em Lógica ISCO, tirando partido da propriedades declarativas desta linguagem no acesso a bases de dados, e um frontend AJAX, facilitando alterações assíncronas que venham a ser realizadas sobre as especificações do sistema, depois de gerado.
Este artigo, sendo relativo a um work in progress não propõe ainda conclusões definitivas sobre as implicações desta abordagem, mas já apresenta alguns resultados preliminares relativamente a comparações com outro sistema de gestão de fluxo de dados.

Keywords:
Workflow e Gestão Documental