XATA2005 — Autores

Alberto Manuel Brandão Simões — Departamento de Informática, Universidade do Minho

Licenciado em Matemática e Ciências da Computação na Universidade do Minho e realizou mestrado na área de processamento de linguagem natural nesta mesma instituição. Actualmente é aluno de doutoramento do Departamento de Informática da Universidade do Minho na área da tradução automática.

Alda Lopes Gançarski — Laboratoire d'Informatique de Paris 6 (LIP6)

Alda Lopes Gançarski terminou a sua tese em informática subordinada ao tema "Um modelo interactivo de recuperação de informação de documentos estruturados especificado por gramáticas de atributos".
A tese foi desenvolvida no laboratório de informática LIP6 da universidade Pierre et Marie Curie Paris 6 em Paris.
Actualmente continua como investigadora no LIP6, fazendo evoluir os seus trabalhos de doutormento num possível pós-doutormento na Universidade do Minho (concurso a bolsa da FCT).

Ana Alice Baptista — Universidade do Minho, Departamento de Sistemas de Informação

The Knowledge Society and the new technologies applications have been the focus of the research work of Ana Alice Baptista She has been studying and publishing in the area of Hypermedia Information Systems for 14 years and, specifically for Web Information Systems for at least 10 years.
In the last years she has been studying the problem of Information Access and Retrieval, and concentrating her efforts in some standard or well-known and applied technologies in the Semantic web environment all over the world, such as the Dublin Core, RDF and OAI.

Ana M. Fermoso García — Escuela Universitaria de Informática, Universidad Pontificia de Salamanca

Ana María Fermoso García es Doctora en Informática por la Universidad de Deusto en España y actualmente trabaja como profesora Encargada de Cátedra en la Escuela de Informática de la Universidad Pontificia de Salamanca en España.
Ha participado en varios eventos de ámbito nacional como las Jornadas sobre Informática y Sociedad, Congreso Internacional de la Sociedad de la Información y el Conocimiento o las Jornadas de Ingeniería del Software y Base de Datos (JISBD) entre otros; e internacionales como la International Conference WWWW/Internet, Sofware Engineering and Information Society (SISOFTW) o la International Conference on Web Engineering patrocinada por Springer Berlag, también entre otros.
En todas ellas ha tratado temas relacionados con la gestión de datos heterogéneos en la Web, especialmente en lo que se refiere a datos estructurados. Además es autora de un libro sobre el mismo tema titulado "Acceso a datos relacionales en entornos Web". Finalmente, también ha dirigido como investigador principal, un proyecto de investigación relacionado una vez más con estos temas y el mismo grupo de investigación tiene ya otros proyectos programados.
Esta especializada en el área de Ingeniería del Software y sigue investigando en temas relacionados con la gestión e integración de contenidos heterogéneos en entornos Web, así como en nuevos métodos de Ingeniería del Software como la nueva Ingeniería guiada por Modelos (MDA).

Ângela Oliveira — Escola Superior de Tecnologias, Castelo Branco

Licenciada em Matemática/Informática, docente, desde 2001, do curso de Engenharia Informática e das Tecnologias de Informação, na Escola Superior de Tecnologias do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Encontra-se a elaborar a dissertação do mestrado na área de Ciências de Computadores, especialmente na área que diz respeito a programação e desenvolvimento de aplicações WEB.

António Teófilo — ISEL

Mestrando no Instituto Superior Técnico (UTL), na área dos fluxos de trabalho interorganizacionais

Cláudio Teixeira — IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro

Tendo terminado a Licenciatura em Eng. Computadores e Telemática na Universidade de Aveiro em 2003, foi convidado para projectos e investigação no Laboratório de Sistemas de Informação do IEETA — Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro.
Participou em vários eventos internacionais, tais como o Robocup em 2003 com a equipa FCPortugal, o First International Cleaning Robot Context com o robot CARL, a conferência ElPub2004 e a ICCES 2004, tendo sempre apresentado artigos nestas conferências.
Neste momento trabalha na tese de doutoramento "Indexação e pesquisa em ficheiros XML", com a orientação do Prof. Joaquim Sousa Pinto.

Eckhard Bick — Institute of Language and Communication, University of Southern Denmark

Eckhard Bick was born in 1958 and studied in Bonn, London and Århus. He has degrees in Medicine (1984), English (1983) and Paedagogics (1985) from Bonn University, and the Danish equivalent of an MA (cand.mag.) in Nordic Languages and Portuguese (1993), from Århus University, with a thesis in lexicography. In November 2000, also at Århus University, he defended his dr.phil. thesis in Linguistics, The Parsing System Palavras - Automatic Grammatical Analysis of Portuguese in a Constraint Grammar Framework (published by Aarhus University Press). Eckhard Bick has been working with Computational Linguistics since 1988, and joined the ISK in 1996.

Gilberto Pedrosa — Biblioteca Nacional

Gilberto Pedrosa é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Realizou o trabalho final de curso intitulado Metadados para a Biblioteca Nacional, associado aos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional (BN).
Trabalha desde Setembro de 2003 no mesmo departamento da BN, desenvolvendo uma aplicação de suporte ao processo de construção de estruturas formais de obras digitalizadas.

Giovani Rubert Librelotto — Universidade do Minho

Giovani Rubert Librelotto é estudante de doutoramento no Departamento de Informática da Universidade do Minho, sob a orientação do professor Doutor Pedro Rangel Henriques a co-orientação do professor Doutor José Carlos Ramalho. Giovani está inserido na área de processamento semântico de documentos anotados, mais especificamente na geração automática e validação semântica de Topic Maps.

Guilherme de Oliveira Dutra — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Licenciado em Ciências da Computação em 2000 pela faculdade do Oeste Paulista de Presidente Prudente, São Paulo. Actualmente cursa mestrado em Gestão de Informação pela Universidade do Porto.
No período de Janeiro de 2001 a Setembro de 2002, ocupou o cargo de Analista de Sistemas na empresa Visual Class Informática, sediada em Presidente Prudente, São Paulo, onde trabalhou no desenvolvimento de um filtro HTML para o software Visual Class e foi membro da equipa responsável pelo VisualNET — Sistema de Gestão de Conteúdos para Web. De Outubro de 2002 a Agosto de 2003, foi membro da equipa de desenvolvimento do software Vestibular Simulado da empresa Info Educacional, sediada em Belo Horizonte, Brasil.

Jaime E. Villate — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Jaime Villate licenciou-se em Física na Universidade Nacional de Colômbia e completou os cinco anos de Engenharia Informática na Universidade Distrital de Bogotá, em 1983. Em 1984 foi docente no "Centro de Técnicos Administrativos" do SENA, Bogotá, e Analista de Sistemas na Universidade Nacional de Colômbia. Obteve os graus de M.A. e Ph.D. em Física na Universidade de Rochester, Estado de Nova Iorque, E.U.A, em 1987 e 1990 respectivamente. Foi bolseiro Fulbright (1984-90), bolseiro da Universidade Nacional de Colômbia (1984-86) e assistente de investigação do "Department of Energy" (1986-90). Em 1990 deslocou-se a Lisboa, como investigador de pós-doutoramento, no Centro de Física Nuclear, Complexo Interdisciplinar II do INIC. Ingressou no corpo docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1992, como Professor Auxiliar Convidado, passando para Professor Auxiliar em 1994. Entre 2001 e 2002 fez parte da comissão instaladora do novo Departamento de Física da FEUP.

João Gil — Biblioteca Nacional

João Gil é licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Realizou o trabalho final de curso subordinado ao tema de reconhecimento óptico de caracteres em documentos antigos, associado aos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da BN - Biblioteca Nacional.
Trabalha desde Novembro de 2003 neste mesmo departamento da BN, efectuando desenvolvimento no âmbito do processamento de imagem, indexação, reconhecimento de caracteres e estruturação de obras digitais. Para além destes domínios, tem interesse nas áreas de geração de imagem digital e processamento de vídeo e som.

João Paulo Rodrigues — USIC, INESC Porto

João Paulo Rodrigues, licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (FEUP), Mestre em Redes e Serviços de Comunicação (FEUP). Investigador no INESC Porto desde 1999, na Unidade de Sistemas Informação e Comunicação, onde desenvolve actividades na área dos Sistemas de Informação e Consultadoria. Docente no Instituto Superior Politécnico de Gaia desde 2000, onde lecciona cadeiras na área de Sistemas de Informação e Programação.

Joaquim Pinto — IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro

É doutorado em Eng. Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro desde 1997. Presentemente ocupa o lugar de Prof. Auxiliar do Departamento de Eng. Electrónica e Telecomunicações da mesma Universidade.
Lecciona habitualmente disciplinas na área da informática e tem como principais áreas de interesse os Sistemas de Informação e as Bibliotecas Digitais.
Orientou até ao momento catorze mestrados e dois doutoramentos e participou ainda em diversos programas de investigação nacionais e europeus.

Johnny Jesus — IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro

Licenciado do curso Eng. Computadores e Telemática (Universidade de Aveiro) Actualmente trabalho como investigador no IEETA - Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, na área dos Sistemas de Informação.

Jorge Coelho — Instituto Superior de Engenharia do Porto & LIACC

Licenciado em Ciência de Computadores e Mestre em Informática, ramo de Sistemas e Redes pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Actualmente é docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto, aluno de doutoramento no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto. Os seus interesses actuais em termos de investigação são principalmente, as linguagens de processamento de XML, sistemas de tipos e programação declarativa.

José António Silva — Microsoft (Portugal)

José António Silva é Architech Advisor na Microsoft (Portugal). É responsável pelo suporte à comunidade de arquitectos fornecendo as orientações e ferramentas necessárias para implementações bem sucedidas usando Plataformas Microsoft. Juntou-se à Microsoft em 1997 e desde aí ajudou inúmeros parceiros e clientes a adoptar e integrar tecnologias como ASP, Commerce, XML, Biztalk, WebServices, Sharepoint e BI. Escreve um weblog português sobre WebServices e Service-Oriented Arquitectures em http://canoas.com/blog. José António é licenciado pela Universidade do Minho em Engenharia de Sistemas

José Borbinha — Biblioteca Nacional

José Borbinha é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, e doutorado em Computadores pelo IST Instituto Superior Técnico. É Professor Auxiliar do Departamento de Informática do IST e Investigador Convidado do INESC-ID. Desde Outubro de 1998 que desempenha o cargo de Director dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da BN Biblioteca Nacional.
José Borbinha tem interesses especiais nas áreas de arquitecturas de bibliotecas digitais, com destaque para os aspectos de normalização, interoperação, protocolos, metadados, preservação e cenários de exploração avançada, especialmente em contextos científicos e culturais. O seu trabalho mais recente tem estado em grande parte relacionado com a definição da estrutura tecnológica e organizacional dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da BN, assim como na definição do posicionamento estratégico da BN em face aos novos desafios da Internet e publicação digital. É o responsável técnico da iniciativa da Biblioteca Nacional Digital e da PORBASE Base Nacional de Dados Bibliográficos.
José Borbinha tem sido participante activo em múltiplos projectos internacionais relacionados com publicação digital e bibliotecas digitais, envolvendo unidades de investigação, bibliotecas e arquivos (NEDLIB, MALVINE, TEL, LEAF, MINERVA), assim como de iniciativas estratégicas como a rede DELOS Network of Excellence for Digital Libraries, a DCMI Dublin Core Metadata Initiative (é membro do Comité de Aconselhamento) e a NDLTD Networked Digital Library for Thesis and Dissertations (é membro do Conselho de Directores). Tem sido consultor da Comissão Europeia no âmbito do programa IST Information Society and Technology e do programa Information Technology Research da NSF National Science Foundation (Estados Unidos).
José Borbinha tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das mais importantes conferências especializadas em bibliotecas digitais, nomeadamente da ECDL European Conference on Digital Libraires (tendo sido o responsável pela quarta versão, realizada em Lisboa em 2000), JCDL Joint Conference on Digital Libraries (promovida pela ACM Association for Computer Machinery e IEEE - Institute for Electrical and Electronic Engineering), RCDL All Russian Conference on Digital Libraries, ICADL2002 Anternational Conference on Asian Digital Libraries, e ELPUB - International Conference on Electronic Publishing.
José Borbinha é ainda membro fundador do TCDL Technical Committee on Digital Libraries, do IEEE, e membro do Comité Editorial do JDL Journal of Digital Libraires, publicado pela Springer Verlag.

José Carlos Ramalho — Dep. Informática, Universidade do Minho

Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática (UM), terminou o seu doutoramento em 2000 sobre a temática da semântica da anotação de documentos.
É consultor de entidades públicas e privadas na área de desenvolvimento de aplicações baseadas em XML e tecnologias associadas, área em que geriu e gere algumas dezenas de projectos de desenvolvimento.
Esta área tem sido o foco da sua investigação retratada nas várias publicações e apresentações em conferências e revistas científicas desde 1995.
A sua actividade pedagógica tem particular incidência no desenvolvimento de processadores de linguagens e no desenvolvimento de linguagens de anotação XML.

José Lino Oliveira — INESC Porto

José Lino Oliveira, investigador no INESC Porto desde 2000 na Unidade de Sistemas Informação e Comunicação, na área dos Sistemas de Informação Geográfica. Desenvolvendo as principais actividades no âmbito SIG para Autarquias.

José Paulo Leal — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

José Paulo Leal é licenciado em Matemática Aplicada e doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde é docente desde 1987, sendo actualmente professor auxiliar.
Os seus interesses de investigação têm estado relacionadas com a web, focando particularmente as aplicações web, e mais recentemente também pelas tecnologias XML.
Este interesse tem-se manifestado também na actividade pedagógica, tendo leccionado várias disciplinas de licenciatura e mestrado, bem como orientado teses de mestrado sobre estes assuntos.

Leonilde Varela — Universidade do Minho

Assistente do Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho, licenciada em Engenharia de Produção, com mestrado em Produção Integrada por Computador, pela mesma instituição/departamento, actualmente em fase de finalização de trabalhos de doutoramento na área de gestão industrial, mais concretamente na sistematização e aplicação de conhecimento de escalonamento da produção.

Marta Jacinto — Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça

Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pela Universidade de Aveiro em 1998, concluiu o mestrado em Informática na Universidade do Minho com dissertação subordinada ao tema "Validação Semântica em Documentos XML" em 2002.
Desde 1999 funcionária do ITIJ (Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça), Ministério da Justiça, onde exerce funções na àrea de Mainframes e recentemente de XML.

Mário Florido — Universidade do Porto, DCC-FC & LIACC

Doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP e investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto. Tem diversas publicações nas áreas de Programação em Lógica e por Restrições, Programação Funcional, Teoria de Tipos e Lambda-Calculus.

Mário Ricardo Henriques — INESC Porto

Ricardo Henriques, investigador no INESC Porto desde 2000 na Unidade de Sistemas Informação e Comunicação, na área dos Sistemas de Informação Geográfica. As principais actividades foram desenvolvidas no âmbito do projecto SINUP (Porto 2001) e SIGA Metro (Sistema de Integrador de Informação para Gestão Apoiada do Metro do Porto)

Miguel Ferreira — Universidade do Minho, Departamento de Sistemas de Informação

Miguel Ferreira, licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador estagiário na Philips Research em Eindhoven, em 2003 ingressou a equipa responsável pelo projecto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto, um projecto pioneiro em Portugal, assente na migração e normalização de diversos auxiliares de pesquisa, bem como, no desenvolvimento de software de descrição arquivística; em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais tendo desenvolvido diversos add-ons para a plataforma DSpace; em 2005 iniciou o seu plano de trabalhos como aluno de doutoramento na área da Preservação Digital.

Nuno Faria — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Nuno Faria licenciou-se em Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em 1995. Em 2002 obteve o grau de Doutor em Engenharia Química pela FEUP e pelo Institut National Polytechnique de Lorraine. Desde então, desempenhou funções como Professor do ISEIT Mirandela do Instituto Piaget e bolseiro de pós-doutoramento, primeiro na empresa Novozymes A/S (Dinamarca) e actualmente no Projecto Edukalibre (FEUP).

Paulo Santos — INESC-ID e Instituto Superior Técnico

Sou licenciado pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática e Computadores na área de Programção e Sistemas de Informação. Actualmente estou a terminar o curso de Mestrado em Engenharia Informática e Computadores (ramo de Programação e Sistemas de Informação) na mesma instituição. A tese tem por título "WebDatamart para Gestão Portuária".

Pedro Nuno Tavares da Silva — Telbit - Tecnologias de Informação

Pedro Nuno Tavares da Silva está a terminar a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho. Desde o ano passado é colaborador na empresa Telbit - Tecnologias de Informação, onde terminou muito recentemente o seu estágio. Tem como principais àreas de interesse XML e tecnologias associadas nomeadamente webservices, criptografia, workflow e sistemas distribuídos.

Pedro Rangel Henriques — Dep. Informática, Universidade do Minho

Pedro Rangel Henriques licenciou-se na FEUP em Engenharia Electrotécnica, sendo Doutorado pela Universidade do Minho em Linguagens Formais e Gramáticas de Atributos, onde é docente/investigador desde 1981 e onde coordena o grupo de Processamento e Especificação de Linguagens.
Exerce actividades pedagógicas e de investigação na área da Programação (paradigmas, formalismos de especificação e linguagens), com particular incidência no desenvolvimento de Processadores de Linguagens e de Documentos Anotados.
As principais áreas de interesse, onde tem orientado variadas teses de doutoramento e mestrado e inúmeros projectos de fim de curso e estágio, são: "aplicação da abordagem gramatical à resolução de problemas"; e "utilização de tecnologias de análise semântica e tradução a problemas de domínios diversos -- processamento de documentos, recuperação de informação, análise de dados e data mining, sistemas baseados em localização geográfica, etc.".

Ricardo Queirós — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Licenciado em Engenharia Informática (ISEP), mestrado em Informática, ramo de Sistemas e Redes, Faculdade de Ciências, actualmente a leccionar no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas.

Roberto Berjón Gallinas — Universidad Pontificia de Salamanca

Roberto Berjón Gallinas es Licenciado en Informática por la Universidad de Deusto en España y trabaja como profesor Encargado de Cátedra en la Escuela de Informática de la Universidad Pontificia de Salamanca. En la actualidad desarrolla su tesis doctoral en este mismo tema.

Rui Vilela — Linguateca, Pólo de Braga

Licenciado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Investigador na Linguateca desde finais de 2004. Aluno do curso de Mestrado em Informática no Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Sandra Cristina Lopes — Universidade do Minho

Sandra Cristina Lopes é licenciada em Matemática e Ciências da Computação, pela Universidade do Minho, estando neste momento a terminar a sua tese de mestrado em Educação, ramo de Tecnologia Educativa. Desde há 6 anos, a Sandra lecciona Informática (TIC e outras disciplinas) no Ensino Secundário. Desde a licenciatura que a Sandra não perdeu a ligação ao Departamento de Informática, com o qual se tem mantido a colaborar quer no apoio a algumas disciplinas, quer em projectos de análise e desenvolvimento de sistemas de informação tradicionais e para a Web.

Sérgio Nunes — FLUP, Universidade do Porto

Sérgio Nunes nasceu em 1976, no Porto, licenciou-se em Engenharia Informática e Computação na FEUP, em 1999, e concluiu o Mestrado em Gestão de Informação da FEUP em 2004, apresentando uma dissertação com o tema "Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Universitários". Desde 2001 é Assistente no curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Tem interesses em sistemas distribuídos, tecnologias web, sistemas de gestão de conteúdos e gestão e recuperação de informação.

XATA logo