XML: Aplicações e Tecnologias Associadas
10 e 11 de Fevereiro de 2005, Casa da Torre, Vila Verde, Braga
XcUBE — The XUL User Interface Language Unified Build Environment
Especificação e Geração Automática de Navegadores para Redes Semânticas baseados em Interfaces Web
GML Plug-in for JUMP
Especificação e implementação de um repositório de objectos de ensino
DisQS — Web Services Based Distributed Query System
EspiritUs — Sistema de Anotações XML para Documentos Web
Aplicação de Reverse Engineering: Java para UML
Definição e implementação de um sistema de testes e exames para e-Learning
Desenho de um Sistema de Workflow baseado em XML Web Services
CD-ROM = Template_cdrom + Dados
Formalizing Markup Languages for User Interface
CodeLayer — Gerador de Código baseado em XML/XSL
Recuperação de sistemas legados usando XML
XML User Interface Language (XUL), é um dialecto XML para a descrição de interfaces gráficas com o utilizador.
O XcUBE é um ambiente de desenvolvimento (IDE) para este dialecto, englobando entre outros componentes um editor visual para a linguagem e um editor textual com syntax highlighting.
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Processamento Estruturado de Documentos da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Embora o XcUBE não esteja, neste momento, com todas as funcionalidades completamente acabadas, o seu desenvolvimento passou para a comunidade open source, envolvido na licença Mozilla Public License (MPL 1.1).
Download 200501270110.pdf (542Kb)
Os Topic Maps são um conjunto de standards que resultam da investigação contemporânea em uma nova área - Semantic Web.
A ideia base deste projecto é propôr e desenvolver uma arquitectura aplicacional para a navegação Web sobre um modelo relacional de Topic Maps, apresentando e discutindo as opções estruturais mais importantes.
No decorrer deste trabalho e como principal resultado, pretende-se obter uma estrutura de objectos intermédia que constitua uma API de interacção, suficientemente robusta e modular, entre o modelo relacional e o cliente, com a particular utilização de um dos standards da família - "Xml Topic Maps" (XTM).
Download 200501311101.pdf (347kb)
O projecto visa a realização de um plug-in para o JUMP, aplicação para visualização e manipulação de informação geográfica.
Quer-se tornar possível importar documentos GML no JUMP, sem ser necessário escrever manualmente ficheiros template, o que acontece actualmente.
Estes templates são gerados transformando o conteúdo do documento GML com XSLT.
Download 200501311355.pdf (62Kb)
Num Learning Management System (LMS) um dos componentes é o repositório dos Learning Objects (LO). Em termos práticos, um LO é composto pelos ficheiros ou recursos de aprendizagem e pelos metadados (LOM) que o catalogam.
O primeiro passo deste trabalho, consistirá no estudo das normas existentes e na definição de uma especificação para a definição de um Learning Objects Repository (LOR) de acordo com a norma SCORM.
Em continuação, será efectuada uma implementação da especificação sobre uma BD relacional, bem como a construção de uma camada de interface para manutenção e query aos dados armazenados.
Download 200501311620.pdf (84Kb)
DisQS é um subsistema, baseado em web services, para acesso e pesquisa num repositório distribuído. Permite a gestão remota de catálogos, comunicação entre computadores por mensagens XML, mecanismos de replicação de documentos, balanceamento de carga e cria transparência quanto às diferentes tecnologias de indexação
Download 200501311646.pdf (398Kb)
O espiritUs é um sistema de anotações XML para documentos web. As anotações ficam associadas ao URL do documento e podem ser públicas ou privadas. Uma vez que o acesso ao repositório é feito através de Web Services, o sistema tem uma grande interoperabilidade e permite o acesso às anotações de qualquer ponto de ligação à rede.
Download 200501311647.pdf (680Kb)
Desenvolvimento de uma aplicação web de reverse engineering para conversão de código Java em diagramas
de classes UML, produzindo o resultado em dois dialectos XML: XMI e SVG.
O formato XMI descreve a semântica das classes e o posicionamento dos elementos gráficos no diagrama,
podendo ser importado por ferramentas CASE para visualização e edição. O formato SVG descreve objectos
gráficos e pode ser visualizado num web browser.
Inicialmente ocorre a transformação de código Java para o dialecto JavaML com o propósito de
identificar todas as classes, atributos e métodos. Esta transformação é efectuada por um conversor
desenvolvido por Greg Badros.
De seguida efectua-se a transformação de JavaML em XMI, através de uma XSLT.
O documento XMI produzido inclui a componente semântica das classes e a estrutura da componente de layout, sem
informação do posicionamento dos elementos gráficos.
O cálculo do posicionamento das classes no diagrama é feito através de um módulo que utiliza a
interface DOM da framework .NET alterando o documento XMI.
A utilização de uma XSLT desenvolvida por Mario Jeckle, converte o resultado de XMI em SVG, permitindo
também oferecer este formato ao utilizador.
Download 200501311745.pdf (6,6Mb)
Com a globalização dos sistemas de e-Learning e a constante evolução das
tecnologias e ferramentas de produção de conteúdos importa encontrar normas que
garantam a interoperabilidade dos sistemas e a reutilização de conteúdos.
Existem alguma organizações responsáveis por definir essas normas. Fazem-no
através da criação de fóruns livres, entre os principais fornecedores de soluções e
fornecedores de conteúdos, instituições académicas e governamentais entre outras,
destinados a promoverem a negociação de um modelo global.
Neste projecto vamos centrar a nossa atenção no conjunto de normas
QTI/SCORM no domínio dos testes e exames e em especial as propostas da IMS
Global.
A IMS Global é uma organização não lucrativa que produz a especificação
Question & Test Interoperability (QTI) que está na versão 2.0 sobe a forma de public
draft desde Junho de 2004.
As questões de partida deste projecto são: modelo de dados para testes e exames;
granularidade dos elementos constituintes dessas avaliações; interligação com os
percursos de aprendizagem e com os Learning Object; modelo de dados para
repositórios de questões (itemBank); articulação com sistemas de aprendizagem
(LearningSystem); requisitos e estrutura dos sistemas de avaliação
(AssessmentDeliverySystem), compatibilidade das aplicações de produção de questões
(AuthoringTool).
O primeiro objectivo deste projecto é apresentar um modelo geral que responda
às principais questões dos testes e exames em e-Learning representando um modelo em
UML para os diversos sistemas e uma especificação em XML para as avaliações
(Assessment).
Um segundo objectivo será implementar um protótipo de um sistema de testes e
exames para e-Learning no Ensino Secundário.
Download 200501311652.pdf (20kb)
A ideia principal é a de criar uma plataforma para especificação de workflow em que os intervenientes serão Web Services remotos. Para tal, é necessário começar por criar uma linguagem para especificação de workflows, analisar algumas das linguagens mais representativas e estabelecer um estudo comparativo, calcular um denominador comum e especificar uma linguagem de anotação para esse denominador. Depois pretende-se criar um processador que a partir de uma destas especificações gere um motor de gestão do Workflow especificado.
Download 200501311957.pdf (589Kb)
Para as entidades que necessitam de publicar periodicamente, em papel ou em qualquer formato digital
(web, CD-ROM, etc.), e cujo aspecto da edição se revela uma mais valia, necessitam de
ter grandes meios de produção, humanos e técnicos, no sentido de garantir resultados. Por
outro lado, se não existe por base um suporte técnico de automatização dos processos,
normalmente originam um importante desgaste nos recursos envolvidos, não só humanos
como no tempo.
É licito questionar então até que ponto é possível automatizar a produção de
soluções desta natureza (muitas vezes mal apelidado por multimédia), com o recurso a
recentes inovações tecnologias de informação, nomeadamente linguagens descritivas (tipo
Markup Languages) e tecnologias de desenvolvimento de interfaces adaptativas (tipo Flash)?
Até que ponto poderá será possível a um utilizador ter capacidade e autonomia de escolha
do layout associado aos dados que pretenda publicar, seja ela para a web ou não?
O objectivo deste trabalho assenta na análise de um caso de estudo que integra a tecnologia Flash,
actualmente um, praticamente aceite, padrão profissional destinado a produzir experiências de
grande impacto, com linguagens descritivas, neste caso específico o XML. A arquitectura base deste
projecto, numa analogia a um belo quadro de pintura, assenta na presença de três níveis de
informação complementares: o quadro (template em Flash), o desenho (dados e Meta-dados) e as
cores (CSS + Actionscript), de forma a garantir a separação da estrutura lógica, da
aparência final do trabalho.
Uma vez definidos os templates, caberá ao utilizador apenas escolher aquele que entende
mais adequado e fornecer os dados que quer ver representados.
A natureza do título desta publicação assenta no caso de estudo comum associado à
produção de um CD-ROM. Para o produzir-mos a partir de uma publicação web, deverá ser
necessário somente a aplicação de um novo template, após a decisão sobre quais dados
representar: CD-ROM = Template_cdrom + Dados
Download 200502010047.pdf (2.6Mb)
Este trabalho tem como principal objectivo a aplicação de métodos
formais na especificação da camada de apresentação das aplicações
informáticas. Embora o contexto se cruze com a essência da HCI (Human
Computer Interaction), este projecto foca essencialmente a forma como os
métodos formais podem ser utilizados para especificar interfaces com o
utilizador (user interface) descritos via linguagens de anotação (markup
languages).
É analisado o estado da arte nas linguagens de anotação referentes a
interfaces com o utilizador e é formalmente especificado o UIML -
Interface Markup Language. Como caso de estudo, o componente gráfico
"tabela", associado a serviços OLAP, é formalmente especificado em
VDM-SL e animado com interfaces descritas em UIML.
O resultado deste trabalho deverá ser entendido como um contributo para
a construção de uma biblioteca de componentes visuais no sentido de
suportar reutilização e composição de componentes.
Download 200502010048-2.pdf (489kb)
O CodeLayer, desenvolvido no âmbito da cadeira de Processamento Estruturado de Documentos do
Mestrado de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tem como
objectivo a produção automática de código em PHP ou Java para as camadas DataAccess e
DataBusiness baseado na arquitectura n-tier.
Após uma ligação a uma base de dados (Oracle ou SQLServer) via ADO e recolhida a
informação das tabelas e vistas do Schema em questão, é produzida uma imagem em XML das
mesmas. Com a manipulação deste XML e aplicando o XSL para a camada correspondente a gerar, é
produzido o ficheiro pretendido.
Os interfaces do CodeLayer foram desenvolvidos em Delphi e este está actualmente a ser utilizado
pela equipa de desenvolvimento de software médico do Serviço de Bioestatística e
Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Download 200502011014.pdf (985Kb)
Este projecto insere-se na dissertação da tese de Mestrado em Informática tendo como
principal objectivo estudar o "estado de arte" da problemática XML e bases de dados relacionais.
Partindo da actual panoramica técnico-económico pretende-se demonstrar que o XML e
tecnologias associadas podem ser usadas para a recuperação de sistemas legados (legacy
systems). Para atingir uma interoperabilidade entre sistemas legados relacionais e tecnologias
XML/Web surgem-nos duas problemáticas de fundo: publicar dados relacionais em forma de XML;
guardar dados XML em SGBD relacionais.
Numa primeira parte do nosso projecto iremos abordar a problemática do mapeamento
relacional em XML, sobretudo devido às diferenças existentes entre os dois modelos de dados: as
relações são normalizadas; o XML é hierárquico e arbóreo. Iremos estudar vários
estudos e soluções apresentados como o Silkroute, XPeranto, Rolex,Agora, Mars, bem como as
soluções apresentadas pelos SGBD comerciais como o SQL Server SQLXML, DB2 XML Extender e o
Oracle XML DB.
Na segunda parte, será estudada a problemática inversa: passar do XML para relações.
Novamente, fazemos uma incursão pelo estado de arte, estudando diversas propostas e algoritmos
como o Stored, Edge, Monet, XRel, XParent e abordagens que têm em conta um XML Schema bem
definido.