MITRA: Uma Solução para Serviços de Pesquisa em Intranets
Jorge Machado (Escola Superior de Tecnologia de Portalegre)
José Borbinha (INESC-ID)

Abstract:
Este artigo descreve o sistema MITRA, uma solução para indexação de conteúdos em linha e metadados descritivos complementares codificados em qualquer esquema XML. Esta capacidade torna este sistema uma solução ideal para serviços especializados de pesquisa em intranets.
O MITRA baseia-se numa arquitectura com cinco camadas. A primeira camada é a de recolha de conteúdos que pode ser implementada por sistemas externos ou sistemas especializados de transferência de recursos, como por exemplo arquivos locais estruturados. A segunda camada cria índices invertidos dos conteúdos e dos metadados recolhidos (usando o sistema LUCENE). A terceira camada gere as relações semânticas e as associações dos metadados aos recursos. Uma quarta camada muito recente permite a implementação de uma metodologia de análise do domínio. A última camada, a de apresentação, permite receber pesquisas estruturadas em pedidos HTTP e responder em XML ou HTML conforme sejam ou não utilizadas XSL's. O esquema de representação interna dos metadados é o Dublin Core, o qual permite ao MITRA fornecer naturalmente uma interface de SRU/SRW, mas outros esquemas podem ser também configurados.
O MITRA combina assim o poder da indexação livre de conteúdos com o poder do processamento de metadados estruturados, oferecendo o melhor dos dois mundos. Esta solução é usada como suporte a vários serviços efectivos, reportados no texto.

Keywords:
Web Services, Arquitecturas e Casos Práticos, Bibliotecas digitais baseadas em XML