Uma Aplicação para Produção de uma Estruturação HTML Automatizada na Geração de um Tutorial — Projecto CALE
João Moutinho (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Pedro Faria (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Diamantino Freitas (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Carlos Oliveira (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

Abstract:
No âmbito de um projecto POS_Conhecimento (INCLUSÃO DIGITAL) foi desenvolvido um tutorial com o objectivo de providenciar uma ferramenta de aprendizagem para uso de um leitor de ecrã destinado a Cegos ou Amblíopes, tendo em vista a utilização de computadores pessoais. Entre os seus conteúdos podemos encontrar assuntos como a própria instalação do leitor de ecrã, a sua configuração, utilização do Windows, ferramentas do Office, e até mesmo opções de scripting avançadas relacionadas com o próprio leitor de ecrã. Do ponto de vista técnico, e tendo em conta que os conteúdos deste tutorial foram concebidos pelos dos autores da ideia, uma equipa de 4 pessoas cegas ou amblíopes, formadores experimentados na utilização do referido leitor de ecrã (*), foi requisito essencial que esta ferramenta incorporasse entre as suas funcionalidades uma forma de permitir aos autores a introdução dos conteúdos de uma forma simples e sistemática e que não levantasse problemas de acessibilidade. Como tal, desenvolveu-se um parser (baseado em php) que mediante ficheiros de texto criados pelos autores dos conteúdos, cria todo o tutorial de uma forma automática. Este motor de parsing possui os mecanismos básicos de interpretação dos conteúdos, mediante o contexto e a forma de organização dos ficheiros de texto originais. Este interpreta, constrói a hierarquia e liga os conteúdos de forma a criar os conteúdos finais do tutorial. Os conteúdos organizados e completamente criados pelo parser, estão estruturados em "mark-up" HTML para serem utilizados com um "browser", e através de Javascript foi possível criar todas as funcionalidades desejadas. Contudo, está em projecto a possível adaptação do parser para geração directa de XML, para permitir usar os conteúdos em outras interfaces que não necessariamente um browser HTML.
A ferramenta que funciona como motor do tutorial propriamente dito, é um pequeno "browser" alterado para permitir o uso de HTML e Javascript sem problemas de segurança ou "pop-ups" inacessíveis, e proporcionar condições de acessibilidade que os actuais "browsers" não permitem. Implementou-se assim uma aplicação baseada em hipertexto e com características próprias, que não necessita um período de habituação que desmotiva a iniciação do processo de aprendizagem. Quer seja um utilizador avançado ou um pouco experiente, o processo de navegação e consulta da informação pode ser feito unicamente com as teclas direccionais, juntamente com a barra de espaços. Deste modo qualquer utilizador com deficiência visual consegue enveredar pela aprendizagem da informática com a simples introdução do CD na unidade de leitura, e tudo é despoletado de uma forma automática e intuitiva. No entanto, para utilizações mais avançadas, existem combinações de teclas, e funcionalidades que permitem aumentar a eficiência da navegação.
Para além de cumprir as regras da acessibilidade da W3C, o tutorial foi também alvo de testes e constantes adaptações que permitiram optimizar as suas funcionalidades e adaptar constantemente todos os mecanismos em função da vontade e opiniões dos utilizadores cegos e amblíopes, que constituíram o painel de teste.
(*) Agradecimentos aos exmos autores do tutorial Srs Daniel Serra, Domingos Ferreira, João Fernandes e Maria da Luz Ribeiro. Este trabalho foi financiado pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC).