Autores

Alberto Simões [3] [7] — Departamento de Informática - Universidade do Minho
Alberto Simões tem vindo a trabalhar em Processamento de Linguagem Natural há cerca de 5 anos, sendo actualmente aluno de doutoramento na área da tradução automática do Departamento de Informática da Universidade do Minho.
Ana Cristina Garcia [20] — Universidade Federal Fluminense
António Lira Fernandes [9] — Universidade do Minho
Carlos Adriano Gonçalves [17] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Carlos Adriano Gonçalves é Consultor de Aplicações ERP na myPartner Consultoria Informática. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto e mestrando do curso de Mestrado em Inteligência Artificial da FEUP e FEP da Universidade do Porto. As principais áreas de interesse e investigação: Segurança e Grid Computing.
Carlos Oliveira [21] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Licenciado e Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Director do Serviço de Imagem, Comunicação e Cooperação e Professor Auxiliar convidado na FEUP, docente nos Mestrados em Arte, Educação e Tecnologia Multimédia e na Licenciatura de Jornalismo e Ciências da Comunicação da UP. Foi director técnico e co-fundador da empresa Imediata — Comunicações e Multimédia, SA e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.
Catarina Rodrigues [4] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Catarina Rodrigues é licenciada em Geografia e Planeamento Regional - Variante de Geografia Física pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem Pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica e é aluna de Mestrado em Engenharia Geográfica e GeoInformática - Sistemas de Informação Geográfica, ambos na FCUL. Tem grande experiência na área dos Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente vocacionados para Telecomunicações.
Daniel Silva [8] [19] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Daniela da Cruz [1] — Universidade do Minho
Daniela Carneiro da Cruz é finalista da licenciatura em Matemática e Ciências da Computação da Universidade do Minho. Faz parte do grupo de Especificação e Processamento de Linguagens (gEPL) do Departamento de Informática da Universidade do Minho, onde tem tem estado envolvida na investigação ligada a geradores de compiladores baseados em gramáticas de atributos, técnicas de compilação e máquinas virtuais. Nesse contexto, Daniela da Cruz tem trabalhado no desenvolvimento de um compilador para a linguagem de programação LISS, em cuja definição também participa. Dá, ainda, apoio nas aulas práticas de processamento de linguagens e de paradigmas da programação. Daniela da Cruz também é membro da equipa do projecto, financiado pela FCT, PCVIA (Program Comprehension by Visual Inspection and Animation). Nesse contexto, trabalha na re-implementação do "Alma", um visualizador/animador de programas para ajuda à compreensão.
David Martins de Matos [11] — Instituto Superior Técnico / INESC-ID
David Martins de Matos é Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática, do Instituto Superior Técnico e investigador do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa, onde desenvolve trabalho na área do processamento semântico de língua natural, geração automática de língua natural e criação e gestão de recursos linguísticos de grande escala.
Deise Saccol [16] — Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Deise de Brum Saccol é aluna de doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Actualmente realiza estágio de doutorando na University of California, Los Angeles. Actua nas áreas de Bancos de Dados e Sistemas de Informação, especificamente em XML, Sistemas P2P, Versionamento e Data Warehouse.
Diamantino Freitas [21] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
É Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP e lecciona nas áreas de electrónica e instrumentação e em processamento da fala nos cursos de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Biomédica. Os interesses ao nível da investigação e desenvolvimento situam-se nas áreas da electroacústica, do processamento computacional da fala e do "desenho universal" como método de melhorar a acessibilidade aos meios de telecomunicação para pessoas com incapacidades.
Felipe Giacomel [16] — Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Felipe dos Santos Giacomel é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2006). Actualmente trabalha como projectista pleno na empresa DbServer, Brasil. Actua nas áreas de programação para a Web, Bancos de Dados e XML.
Ferrer Gamito [22] — Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Beja
Francisco Barbedo [2] — Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo
Francisco Carvoeira [22] — Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Beja
Gabriel David [15] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto / INESC-Porto
Giovani Rubert Librelotto [5] — UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
Giovani Rubert Librelotto é doutor em Informática pela Universidade do Minho (2005), e mestre em ciência da computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Actualmente é professor no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em Santa Maria - Brasil, dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e do Mestrado Académico em Nanociências. Tem sua área de actuação focada principalmente no processamento de linguagens e em XML. A sua pesquisa actualmente está direccionada à norma ISO 13250 Topic Maps.
Ivo Anjo [11] — Instituto Superior Técnico / INESC-ID
Ivo Anjo é aluno do curso de Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico. É estagiário do Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa, onde tem colaborado no desenvolvimento de ferramentas de suporte para gestão e utilização de recursos linguísticos de grande escala.
João Moutinho [21] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
João Moutinho é Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Já com alguma experiência empresarial, trabalha desde 2004 no Laboratório de Processamento de Fala e Electroacústica, onde desenvolve actividades de investigação e desenvolvimento. Entre os seus interesses encontram-se: a problemática da optimização eléctrica de motores, o desenvolvimento de soluções de acessibilidade em sistemas de informação, a integração de sistemas de sistemas interactivos por voz, a electroacústica, e o estudo da comunicação falada.
Jorge Machado [10] — Escola Superior de Tecnologia de Portalegre
Jorge Machado é Assistente de 1º Triénio desde 2004 no Instituto Politécnico de Portalegre e está ligado desde 2002 ao desenvolvimento de Sistemas de Informação na Biblioteca Nacional. Investiga tudo o que se relaciona com Repositórios Digitais e Motores de Pesquisa para ambientes Semi-Estruturados, tendo desenvolvido a plataforma DEPTAL para repositórios Institucionais. Frequenta o Mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, tendo como área de investigação a Recuperação de Informação. Presentemente encontra-se a desenvolver e investigar o assunto da tese de Mestrado: Pesquisa e Recuperação em Ambientes Semi-Estruturados, pelo INESC-ID Lisboa, no âmbito do grupo de investigação da Biblioteca Nacional Digital. Este tema envolve o tratamento de ficheiros XML como auxiliares à indexação de recursos disponíveis na Web e posterior aplicação de XSLTS.
José Borbinha [10] — INESC-ID
José Carlos Ramalho [2] [5] [23] — Departamento de Informática - Universidade do Minho
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática (UM), terminou o seu doutoramento em 2000 sobre a temática da semântica da anotação de documentos.
É consultor de entidades públicas e privadas na área de desenvolvimento de aplicações baseadas em XML e tecnologias associadas, área em que geriu e gere algumas dezenas de projectos de desenvolvimento. Esta área tem sido o foco da sua investigação retratada nas várias publicações e apresentações em conferências e revistas científicas desde 1995.
A sua actividade pedagógica tem particular incidência no desenvolvimento de processadores de linguagens e no desenvolvimento de linguagens de anotação XML.
José João Almeida [7] — Departamento de Informática - Universidade do Minho
José Paulo Leal [14] [18] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto / LIACC
José Paulo Leal é licenciado em Matemática Aplicada e doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde é docente desde 1987, sendo actualmente professor auxiliar. Os seus interesses de investigação têm estado relacionadas com a Web, focando particularmente as aplicações Web, e mais recentemente também pelas tecnologias XML. Este interesse tem-se manifestado também na actividade pedagógica, tendo leccionado várias disciplinas de licenciatura e mestrado, bem como orientado teses de mestrado sobre estes assuntos.
Luís Faria [2] — Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo
Luís Corujo [2] — Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo
Luís Duarte [24] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Luís Carriço [13] [24] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Luís Arriaga Cunha [6] — Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Luís Arriaga da Cunha é Investigador Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Professor Catedrático Convidado do Departamento de Informática da Universidade de Évora e Director do Centro de Investigação em Tecnologias de Informação desta universidade. É, no LNEC, Coordenador do Projecto de instalação do Centro de Tecnologias de Informação.
Marcirio Chaves [4] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Marcirio Silveira Chaves é licenciado em Informática - Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ambas no Brasil. Actualmente, é aluno de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), actuando nas áreas de Sistemas de Informação e Processamento de Linguagem Natural. Nos últimos anos tem trabalho com representação de conhecimento geográfico.
Marco de Sá [24] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Miguel Ferreira [2] — Departamento de Sistemas de Informação - Universidade do Minho
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, trabalhou em 2002 como investigador estagiário na Philips Research em Eindhoven. Em 2003 ingressou a equipa responsável pelo projecto DigitArq levado a cabo no Arquivo Distrital do Porto, um projecto pioneiro em Portugal, assente na migração e normalização de auxiliares de pesquisa, bem como, no desenvolvimento de software de descrição arquivística. Em 2004 regressou à Universidade do Minho onde trabalhou como investigador na área de Repositórios Institucionais tendo desenvolvido diversos add-ons para a plataforma DSpace. Em 2005 iniciou o seu plano de trabalhos como aluno de doutoramento no domínio da Preservação Digital. Presentemente, coordena diversos projectos de I&D na área dos Arquivos Digitais.
Mário J. Silva [4] — Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Mário J. Silva é professor associado da FCUL desenvolvendo actividade em Sistemas de Informação. Os autores participam no projecto GREASE - Raciocínio Geográfico para Motores de Pesquisa, desenvolvendo uma ontologia geográfica.
Nelma Moreira [12] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto / LIACC
Nina Edelweiss [16] — Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Nina Edelweiss é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (1994). Actualmente é professora colaboradora no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Actua nas áreas de Bancos de Dados Temporais, Evolução de Esquemas, Modelagem de Workflow e XML.
Norberto Lopes [12] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto / LIACC
Nuno Teixeira [14] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Pedro Abreu [8] [19] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Pedro Côrte-Real [15] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Pedro Faria [21] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
É engenheiro de software na SICC::uTICM da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, licenciou-se em Engenharia Informática e Computação pela FEUP. Colabora na uTICM desde 2004 onde tem participado em projectos relacionados com as tecnologias Web e integração de sistemas.
Pedro Mendes [8] [19] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Pedro Silva [18] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Pedro Silva é licenciado em Ciência de Computadores e Mestre em Informática, ramo de Sistemas e Redes, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Actualmente integra, como programador, um projecto de Integração Aplicacional de Business Process Management na FCUP.
Pedro Rangel Henriques [1] [5] — Universidade do Minho
Pedro Rangel Henriques licenciou-se na FEUP em Engenharia Electrotécnica, sendo Doutorado pela Universidade do Minho em Linguagens Formais e Gramáticas de Atributos, onde é docente/investigador desde 1981 e onde coordena o grupo de Processamento e Especificação de Linguagens (gEPL). Exerce actividades pedagógicas e de investigação, primordialmente, em Processamento de Linguagens e, também, na área da Programação (paradigmas, formalismos de especificação e linguagens). É co-autor do livro "XML & XSL: da teoria à prática", publicado em 2002 pela FCA. As principais áreas de interesse, onde tem orientado variadas teses de doutoramento e mestrado e inúmeros projectos de fim de curso e estágio, subordinam-se ao tema "aplicação da abordagem gramatical (tecnologias de análise semântica e tradução) à resolução de problemas" e são: compilação e processadores de linguagens; processamento de documentos anotados; recuperação de informação; análise de dados e data mining; sistemas baseados em localização geográfica. No contexto da investigação aplicada a problemas reais, tem liderado inúmeros projectos de extensão universitária - prestação ao exterior de serviços de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação. Neste âmbito foi um dos responsáveis pelo Núcleo Português do Museu da Pessoa e pelos projectos de apoio à investigação em História SEED, SIEP e SIME.
Renata Galante [16] — Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Renata de Matos Galante é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2003). Actualmente é professora adjunta no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Actua nas áreas de Bancos de Dados Orientados a Objectos, Evolução de Esquemas, Versionamento e Bancos de Dados Temporais.
Renato Preigschadt de Azevedo [5] — UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
Renato Preigschadt de Azevedo é académico do curso de Sistemas de Informação no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), e está em seu último ano de curso. Participa de projectos de pesquisa em diversos temas, como por exemplo, robótica, ensino à distância e representação do conhecimento.
Rogério Reis [12] — Faculdade de Ciências da Universidade do Porto / LIACC
Rui Camacho [17] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto / LIACC
Rui Camacho e Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC). Faz investigação na área de Indução de Programas em Lógica (Inductive Logic Programming - ILP) e (Relational) Data Mining. Aplica estas tecnologias em Bioinformática e na analise automática de grandes quantidades de dados.
Rui Castro [2] — Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo
Rui Gamito [6] — Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Rui Alexandre Gamito, licenciando em Engenharia Informática pela Universidade de Évora, é actualmente Bolseiro de Iniciação à Investigação Científica no Laboratório de Engenharia Civil e mestrando em Engenharia Informática no tema de Sistemas de Informação, pela Universidade de Évora. Os seus interesses de investigação incluem sofware livre e computação evolutiva.
Rui Lopes [13] — Universidade de Lisboa
Licenciado, pós-graduado e Mestre em Informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Presentemente encontra-se a fazer Doutoramento em Engenharia Informática no mesmo estabelecimento de ensino. Investigador Júnior no LaSIGE — Laboratório para Sistemas de Informação de Grande Escala, no grupo HCIM — Human-Computer Interaction and Multimedia, a desenvolver trabalho nas áreas das arquitecturas de processamento de hipermédia/multimédia e acessibilidade. Invited Expert no XML Processing Model Working Group do World Wide Web Consortium, para o desenvolvimento da norma de processamento de XML, XProc.
Rui Pais [22] — Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Beja
Ruy Ramos [17] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto / LIACC
Ruy C. Ramos Filho é actualmente investigador no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores - NIAAD-LIACC e doutorando na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Graduado em Ciências da Computação e Mestre em Engenharia pela UFSC (Brasil). As principais áreas de interesse e investigação: Data Mining, Machine Learning e Grid Computing.
Rúben Fonseca [3] — Universidade do Minho
Rúben Fonseca estudante finalista de Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho, e investigador na área de compreensão de programas no projecto PCVIA.
Salvador Abreu [6] — Universidade de Évora
Salvador Abreu é Professor Associado no Departamento de Informática da Universidade de Évora e investigador no CENTRIA - Centro de Inteligência Artificial da UNL. Os seus interesses de investigação incluem as linguagens de programação declarativas e suas aplicações a diversos domínios, nomeadamente os ambientes de desenvolvimento, computação gráfica, modelos computacionais para sistemas distribuídos e ontologias Web.
Silvestre Lacerda [12] [15] — Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo
Valéria Cotrim [20] — Universidade Federal Fluminense
Vasco Vinhas [8] [19] — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto